sábado, 25 de julho de 2009

Passo a passo-Travessa de Faiança cracklada

Errar é humano! Desta vez troquei os locais das postagens.Esta era do "Atelierarteelazer" e veio aterrar no"Pintarsonhos". Como nada é por acaso, aceitemos e vamos ver como fica...
Materiais e utensílios necessários: Travessa de chacota, lixa, lápis, papel vegetal, papel químico de carbono, pincéis da linha pébeo 843 nº 3/0 e nº 3, e 8431 nº 18. Tintas de alto fogo Myco nº 5,12, 24,30,e 32. Vidrado cracklet Myco-incolor.
1º passo: Começa por lixar a travessa de chacota e limpar com uma esponja húmida. Depois de escolhido o desenho, passa-o para a travessa, com o químico de carbono.
2º passo: Começa a distribuir as cores de tintas Myco nº 30 e nº 24 pelos locais pré defenidos.



3º passo: De seguida distribui o nº12, o nº 5 e o nº 32. Tem que aplicar as tintas em três demãos, intervaladas de secagem.
4º passo: Faça os contornos e os matizes.


5º passo: Logo que estejam secas as tintas, começa a aplicar o vidrado incolor craclet. Também este deve ser aplicado 3 vezes. intervalado de secagem.
6º passo: Coloca a travessa na mufla, com a temperatura correta, e depois de queimada é este o aspecto final do trabalho.

E pronto. Este trabalho foi feito pela Manuela Taborda, que comigo colaborou na realização deste passo a passo. Parabéns Nélinha e obrigado.

Ana Maria Antunes

1 comentário:

Tania disse...

Nelinha, a travessa ficou espectacular!!!