sábado, 25 de julho de 2009

Passo a passo-Travessa de Faiança cracklada

Errar é humano! Desta vez troquei os locais das postagens.Esta era do "Atelierarteelazer" e veio aterrar no"Pintarsonhos". Como nada é por acaso, aceitemos e vamos ver como fica...
Materiais e utensílios necessários: Travessa de chacota, lixa, lápis, papel vegetal, papel químico de carbono, pincéis da linha pébeo 843 nº 3/0 e nº 3, e 8431 nº 18. Tintas de alto fogo Myco nº 5,12, 24,30,e 32. Vidrado cracklet Myco-incolor.
1º passo: Começa por lixar a travessa de chacota e limpar com uma esponja húmida. Depois de escolhido o desenho, passa-o para a travessa, com o químico de carbono.
2º passo: Começa a distribuir as cores de tintas Myco nº 30 e nº 24 pelos locais pré defenidos.



3º passo: De seguida distribui o nº12, o nº 5 e o nº 32. Tem que aplicar as tintas em três demãos, intervaladas de secagem.
4º passo: Faça os contornos e os matizes.


5º passo: Logo que estejam secas as tintas, começa a aplicar o vidrado incolor craclet. Também este deve ser aplicado 3 vezes. intervalado de secagem.
6º passo: Coloca a travessa na mufla, com a temperatura correta, e depois de queimada é este o aspecto final do trabalho.

E pronto. Este trabalho foi feito pela Manuela Taborda, que comigo colaborou na realização deste passo a passo. Parabéns Nélinha e obrigado.

Ana Maria Antunes

sábado, 4 de julho de 2009

Galeria dos Alunos- Quadros a Óleo

Cá estou eu de novo com novidades! Como demorei um pouco mais, juntei mais quadros e agora até fiquei admirada com o trabalho acumulado... Já estou a arrumar fotos há um bom pedaço...
Então vamos começar. O primeiro trabalho é um óleo sobre tela, com aplicação de pastas de relevo. Vou chamar-lhe Cidade - foi pintado pela Manuela Taborda.
Os dois quadros que se seguem- Transparências em vidro- foram pintados a óleo sobre tela, pela Lena Sousa. Os familiares estão sempre a ganhar...




O quadro - Cão com perdiz- foi pintado a óleo sobre tela pelo Artur. Creio que o filho gostou... foi uma surpresa para ele.
Natureza morta - é um óleo sobre tela pintado pela Lurdes Bento. Já não é a primeira vez que este tema é pintado, mas fica sempre lindo! Parabéns a quem criou o original...
Fonte dos nenúfares - foi pintado pela Esmeralda para oferecer á filha. Pelo que fui informada, foi um sucesso... Também é um óleo sobre tela, com aplicação de pastas de relevo.
O quadro que se segue, está com moldura, porque eu o fotografei na exposição que esteve patente ao público no Sindicato dos Bancários, em Tomar, no passado mês de Maio. Já foi pintado há mais tempo, pela Natália Cabral mas eu achei tão giro, que não resisti a colocá-lo no blog. É uma surpresa...
Hortênsias - é um tema usado e abusado na pintura. Ficou agradável o conjunto, e foi pintado a óleo sobre tela pela "comadre" Tania.
Mais um quadro da Manuela Taborda. É uma marinha e ficou bastante bem. que acham?
O pessoal vai perdendo o medo... A prof. vai estando mais a vontade... e as "Rosas" vão aparecendo, das mãos dos alunos... Foram as primeiras da Lurdes Bento, mas estão muito giras.
A mana Ludovina Bento, desta vez quis pintar um anjinho... a moda está a pegar! Vamos fazer anjinhos para colocar nas nossas casas... Que eles nos tragam muita Luz!
E por fim temos mais uma natureza morta, pintada a óleo sobre tela, pela Fernanda Filipe. Tá a ficar uma artista! Mas ás vezes fica um pouco insegura... A arte quer é continuação...
Parabéns a todos! Continuem a trabalhar... Só com trabalho atingimos os objectivos desejados...
E se a pintura os faz passar momentos felizes... Façam o favor de ser felizes...
Até sempre.
Deixem a vossa opinião. Vá lá... Eu fico à espera...
Ana Maria Antunes