domingo, 1 de fevereiro de 2009

Pintura a óleo - Galeria dos alunos

Olá, cá estou eu de novo com mais uns trabalhos das minhas alunas. Continuo com este meu trabalho, pois verifico que o blog é bastante visitado, o que me deixa recompensada pelo trabalho que em boa hora comecei, com a ajuda da "comadre" Tania. Sim, que sem a sua iniciativa não sei se teríamos chegado a tanto lado. Mais uma vez obrigado.
Esta semana começo com mais um trabalho a óleo sobre tela da Mada - Anjinho. Trata-se de uma cópia mas ficou um amor...
O quadro seguinte, também uma cópia a óleo sobre tela, é da Olinda. É uma natureza morta e como podem ver, ficou bastante bem.
Mais uma cópia de um outro quadro, alguns deles pesquisados na net. Mas como diz a sabedoria popular - "O melhor louvor para um artista é copiar-lhe a obra."
Desta vez a artista copista é a Anabela Bernardo. e acho que conseguiu...
A paisagem seguinte, mais uma cópia de um outro quadro, foi pintada a óleo sobre tela pela Lurdes Bento. Na minha opinião, ficou ainda melhor que a versão original...
E acabamos por hoje com a mostra de um óleo sobre tela - Tulipas - pintado pela Leonor e também ele uma cópia de um outro quadro.
Apesar de cópias, pois é nisso que baseamos os estudos do óleo,no atelier, os quadros que resultam, saem sempre favorecidos e melhorados, pois cada artista transmite à obra algo de muito pessoal e intransmissível. Os artistas copiados devem sentir-se felizes por terem sido eleitos para o estudo da sua obra. Os alunos que elaboraram as reproduções, basearam o seu aprendizado nas técnicas de outros, que consideraram bons, e com isso desenvolveram destrezas e aptidões, que de futuro lhe vão servir para criarem o seu próprio estilo.
Creio que ficamos todos a ganhar sem menosprezo de uns ou de outros.
Até à próxima,espero que apreciem a nossa obra.
Ana Antunes


1 comentário:

Maria Jose disse...

TODOS OS TRABALHOS SAO MARAVILHOSOS MAS OS QUADROS DAS FLORES SAO O MAXIMO POI EU ADORO FLORES